terça-feira, 25 de setembro de 2012

Mais um belo vinho do Chile !

Os vinhos chilenos são os únicos vinhos da América do Sul que gozam de prestígio inquestionável na Europa. Pode conferir : se você entrar num super-mercado em Paris ou Londres, vai encontrar vinhos europeus aos montes, de todos os preços e de todas as qualidades. Da América do Sul, com toda a probabilidade, você vai encontrar só chilenos.

É claro que isso tem a ver com o marketing dos vinhos do Chile, desde sempre focados na exportação. Mas é claro também que, se os vinhos fossem meia-boca, a coisa seria diferente ...

Acontece que não são. Há no Chile, hoje em dia, vinhos de primeira linha - sejam quais forem os critérios que a gente utilize para classificá-los. Alma Viva, Caballo Loco, Don Melchor - são alguns dos rótulos que não fazem feio ao lados dos consagrados europeus.

Faz tempo que eu deveria ter escrito aqui no blog sobre um outro vinho chileno que eu considero excelente - tomamos este vinho em casa, há algum tempo, e ficamos muitíssimo bem impressionados com ele. Estou falando do Sideral Altair 2007.



A Altair é uma vinícola bem nova. Foi fundada em 2002, no Valle Cachapoal, na região central do Chile - pertinho de Santiago. Seus fundadores foram Laurent Dassault, um francês, proprietário de vinícolas em Bordeaux e o empresário chileno Guillermo Luksic. Desde o início, seus dois rótulos (Altair e Sideral) vêm sendo sempre listados entre os melhores do Chile. Este Sideral 2007 ganhou 90 pontos do meu estimadíssimo coleguinha Robert Parker.

Segundo alguns blogueiros, parece que visitar a vinícola Altair é um programa bem legal - é uma dessas vinícolas (talvez por ser mais novas) que foram criadas já levando em conta os tais dos enoturistas. Isso eu não sei, ainda não estive lá, infelizmente ...

Mas o vinho é realmente de primeira linha. Feito com um corte de cabernet sauvignon, carmenère e syrah, ele tem a cara do Chile - os aromas intensos lembram frutas negras com um toque de pimenta-do-reino, na boca ele é potente e estruturado (daqueles que enchem a boca ...), os taninos são marcantes e macios, a permanência é loooonga .....

O vinho deve custar algo ao redor de 100 / 110 reais - e vale cada centavo, podem acreditar em mim. Aliás, não acreditem, não - provem vocês mesmos e depois me contem !




2 comentários:

Baruki disse...

Ótimo post sobre um excelente vinho!

Saúde!

Nivaldo Sanches disse...

Saúde, Baruki !!

Venha sempre por aqui !!

Powered By Blogger