segunda-feira, 5 de março de 2012

O vinho não foi feito para humilhar ninguém ...

Gosto muito de beber cerveja, mas confesso que não entendo nada de cerveja - apenas sei dizer se gosto ou se não gosto de determinadas marcas.

Você já ouviu alguém dizer uma frase como essa aí de cima ? Confesso que eu nunca ouvi ... Mas, curiosamente, ouço de muita gente frase semelhante referindo-se a vinhos ... Por que será ?

Foi a Tereza que me soprou a necessidade de escrever este post. Parece que o assunto dos vinhos tem esse poder meio intimidatório, meio assustador. Acho que muita gente se sente com a impressão de que o tema dos vinhos intimida, daí a necessidade de sempre afirmar alguma coisa como "eu não entendo nada de vinhos".

Muto bem, aqui vai uma novidade para você, dedicado leitor deste blog : não há nada, rigorosamente nada,  para se entender a respeito de vinhos ... Há que se gostar ou não gostar, apreciar ou não apreciar, preferir este ou aquele vinho - mas essa história de entender de vinhos, acreditem-me, é balela da grossa.

Já falei um outro post que o assunto dos vinhos é rigorosamente idêntico a qualquer outro assunto que a gente possa curtir ou se interessar - ciências, futebol, literatura, cinema, artes, sei lá ... Quem se interessa mais, procura conhecer mais - quem se interessa menos, satisfaz-se com conhecer menos. Ponto final.

Uma vez, numa frase clássica, o poeta maranhense Ferreira Gullar disse que "a crase não foi feita para humilhar ninguém". Foi essa frase que parafraseei no título deste blog.

Não vejo nenhuma razão para que o sujeito se sinta inferiorizado diante de alguém que "entende de vinhos" ...  Todo mundo tem na boca as mesmas papilas gustativas, todo mundo exerce o mesmo direito de ter seu gosto e seu prazer devidamente respeitados e apreciados pelos outros.

É claro que você, que está lendo este blog, sabe muito bem qual o vinho que lhe agrada mais dentre os que já bebeu. Pode até não lembrar do nome do vinho, ou da nacionalidade, ou de que uvas ele é feito. E daí ? Isso diminui o seu prazer, o seu gosto, a sua experiência gustativa ? É claro que não ! Na hora em que bebeu o vinho, soube de imediato se estava gostando ou não. Se bebê-lo outra vez, vai saber de novo, é óbvio. É só isso que conta - não há nada para se entender a respeito disso !

É evidente que alguns de nós (eu !!) gostamos de ter mais informações sobre o vinho - como ele é feito, quais as suas características mais marcantes, quem é o produtor, etc. Para isso, a gente pequisa na Internet, lê blogs como este e muitos outros, lê livros, etc. Se você também é assim, ótimo !

Agora, se você não é assim, isso em absoluto o impede ou o diminui na hora de expressar sua opinião - gostei, não gostei, achei muito bom, achei uma droga.

Não se intimide, em absoluto, diante daqueles caras que entendem de vinho - o único objetivo de beber vinho é o prazer que ele nos proporciona, pode ficar certo disso !

4 comentários:

MondoVinho disse...

Excelente post, Nivaldo!
Eu também sempre me pergunto por que as pessoas falam isto sobre vinho e não sobre cerveja...Deve ser culpa dos enochatos, que acabam intimidando os leigos, já acho que os “cerve-chatos” ainda não são tão difundidos...rsrs
De qualquer forma você explicou a questão da melhor forma e a sua abordagem é simplesmente perfeita. Parabéns, meu amigo.
Grande abraço!

Nivaldo Sanches disse...

Obrigado, Mario ! Acho que você matou a charada : o que intimida sao mesmo os enochatos, o pessoal que adora bancar o entendido e o arrogante em qualquer situação ... Pois bem, fora com eles, vamos curtir nosso vinho com muito prazer !

Grande abraço !

Anônimo disse...

Concordo com tudo que você escreveu Nivaldo. Quando eu comecei a curtir vinho, comecei a anotar os que eu tomava e dava notas. Só que a necessidade de fazer isto toda vez que eu tomava vinho começou a me estressar de tal modo que me tirava o tesão de beber o vinho. Daí eu parei com isto e passei a só apreciar os vinhos. Porém, acrescento uma coisa: na hora que o cara vai organizar um jantar com vinho, de alguma maneira ele vai ter que conhecer um pouco. Se bem que basta procurar no google, ou acessar o seu blog e o cara consegue fazer isto...risos

Sandro

Nivaldo Sanches disse...

É isso aí, Sandro, meu blog e meu e-mail sempre vão estar à disposição dos amigos que desejem fazer consultas desse tipo ...

Quanto a anotar - pois eu não só registro e dou notas aos vinhos que bebo como também fotografo os rótulos, sempre que possível... risos ... coisa de gente doida, né ?

Abraços !

Powered By Blogger