quinta-feira, 8 de março de 2012

E viva a Confraria do Ortiz !


Fomos convidados, Tereza e eu, para fazer parte da Confraria do Ortiz, um grupo de amigos (na maioria professores universitários) que, evidentemente, adora beber vinho, rir, falar bobagens ...

A Confraria do Ortiz está apenas na sua segunda reunião, e a festa foi na casa dos meus queridos amigos Janete e Vilalta, que nos receberam muitíssimo bem.



Vilalta bancou o mestre-cuca, e perpetrou duas magníficas lasagnas : uma, bem tradicional, à bolonhesa, e a outra, mais criativa, de bacalhau. Em comum entre elas, o fato de que estavam ambas igualmente deliciosas.



E o vinho ? Bem, para a lasagna à bolonhesa foi fácil - o molho à base de tomates e carne moída praticamente implorava por uma uva sangiovese ... O escolhido foi um Rèmole IGT 2009, de Frescobaldi - um toscano que mescla sangiovese com cabernet sauvignon (é aquele tipo de vinho que meu amigo Mario Trano apelidou de supertoscaninho). A combinação ficou ótima !

Para a lasagna de bacalhau, hesitamos entre um branco e um tinto, e decidimos provar ambos, é claro ! O tinto foi o português Paulo Laureano Premium 2008, um vinho do Alentejo, potente e bem estruturado. Na hora da harmonização, falhou : potência e estrutura demais, que se sobrepunham inapelavelmente ao sabor delicado da lasagna de bacalhau. É a velha história do vinho bom e da comida boa que, no entanto, não combinam entre si ...

O branco se saiu bem melhor - era o também português Defesa 2009, da Herdade do Esporão. Aromas de pêssego e frutas tropicais, e um sabor bem fresco, com boa acidez e uma excelente permanência em boca.

Agora, o que realmente harmonizou muito bem foi a companhia, pra lá de agradável e divertida. Um grupo delicioso, que já tem suas duas próximas reuniões confirmadas para os próximos meses.

Vilalta exibindo uma rara e caríssima garrafa de sua adega particular

2 comentários:

dini disse...

O vinho é mesmo uma bebida fantástica! Ele proporciona encontros e confraternizações deliciosas. Parabéns pelo seu blog. Vou estar sempre por aqui!

Nivaldo Sanches disse...

Olá, Dini, muito obrigado pelos comentários !

Também andei fuçando no seu site, a TV Sommelier, e achei a ideia muito interessante.

De minha parte, também estarei checando o conteúdo por lá de vez em quando. Quem sabe a gente pode encontrar inspiração mútua para nossos comentários ?

Abraços !

Powered By Blogger