sábado, 17 de março de 2012

Cuscuz e chardonnay

Ontem, o jantar aqui em casa foi fantástico ! Tereza, cada vez mais audaciosa nas suas investidas culinárias, decidiu atacar um prato que a mim, leigo total, sempre pareceu muito difícil de executar : um cuscuz de camarão.

Sempre gostei muito de cuscuz, especialmente daquele que é servido como entrada no magnífico restaurante Amadeus, um paulistano de alta gastronomia focado em peixes e frutos do mar.

Pois pasmem vocês, distintos leitores deste blog, como eu também pasmei : o cuscuz da Tereza ficou soberbo, digno de fazer inveja ao do Amadeus ! E nem foi tão difícil de fazer : o que dá mais trabalho, na verdade, é o preparo dos ingredientes, que tem que ser bem picadinhos (claro que esse trabalho braçal, que não demanda rigorosamente nenhum talento, ficou quase todo nas mãos deste humilde blogueiro ...)

Bacana é que o tal do cuscuz, além de delicioso, ficou muito bonito - você sabe como a coisa funciona (como nos ensinam os mestres japoneses) : a gente começa a apreciar a boa comida pelos olhos, pela aparência, pelo jeitão da coisa. Vejam vocês mesmos :


Deu água na boca, não deu ? Sejam sinceros ...

E a harmonização também ficou muito boa, e com um vinho simples e barato : um chileno Cousiño Macul Don Luis Chardonnay 2011, um vinho honesto e bem feito. Aromas fragrantes de maçã verde e cítricos, com um toque de mel. Na boca, um vinho cremoso e frutado, que passa ligeiramente por madeira. O sabor marcante dos camarões do cuscuz combinaram bem, por contraste, com a cremosidade da chardonnay. E estamos falando de um vinho que não custa mais do que 30 reais.

Enfim, foi um belo jantar !

Um comentário:

Felipe disse...

Realmente estes vinhos são bem legais! Gosto dos tintos tb e nem precisamos gastar horrores... Sempre bom ter um na adega!

Powered By Blogger