segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Peixe com banana-da-terra e vinho branco

Sexta-feira foi dia de novas experiências de harmonização aqui em casa.

O prato do jantar foi um espetacular badejo com banana-da-terra - coloco aqui uma fotinho, só pra dar água na boca do desavisado leitor :


Pois é, a Tereza estava em um dia inspirado !

O calor da noite de verão paulistana pedia uma bebida refrescante, gelada. Chegamos a considerar a hipótese de uma boa cervejinha, mas o velho desejo de beber vinho falou mais forte ...

Peixe, banana-da-terra, molho branco, noite de calor - claro, a pedida tinha que ser um vinho branco.

Optamos por um velho conhecido, um amigo leal que nunca nos desapontou : um Altos del Plata Chardonnay 2010, da belíssima vinícola Terrazas de Los Andes, que tivemos a oportunidade de visitar na nossa mais recente viagem a Mendoza (se quiser ler o que eu escrevi sobre essa visita clique aqui.)

E por que foi que escolhemos um chardonnay ? Bem, nossa intuição é de que a untuosidade natural do chardonnay argentino combinaria com o molho branco do badejo, e de que os aromas de fruta característicos dessa uva poderiam harmonizar com a banana-da-terra - pois foi exatamente isso o que aconteceu.

O vinho tem coloração amarelo bem clarinha, com leves reflexos verdeais. O arome é bem intenso e frutado, lembrando frutas tropicais (abacaxi, pêssego). A passagem por madeira deixa um toque característico, mas leve, não muito marcante. E o sabor é prolongado, com aquela mineralidade própria da chardonnay, que combina bem com o sabor do peixe.

Em suma, mais um daqueles jantares que ao final a gente está se sentindo feliz e relaxado, de bem com a vida e com os seres humanos em geral ...

3 comentários:

Jeferson Soares disse...

PQP, NIvaldo !!! Oops, desculpa, mas é muita sacanagem postar esta foto deste peixe maravilhoso e ainda por cima, acompanhado deste excelente vinho !!! E olha que acabei de comer uma macarrão com um guizadinho feito no capricho pela tia Eliana, acompanhado por um surpreendente Malbec da Patagônia(custo/benefício excelente)!!! Um grande abraço do amigo Jeferson !!!

JEFERSON SOARES from Bagé,RS disse...

By the way, viste a foto que coloquei em meu perfil, com dois enormes canecos de cerveja da Hoff Brau Haus - não sei se escrevi direitinho o nome de uma das mais antigas cervejarias de Munique ? Esta foi só pra te provocar, pois realmento gosto muito de vinho !!!

Nivaldo Sanches disse...

Grande Jeferson, bom "ver" você por aqui, rapaz !

A propósito, esqueci de comentar - o preço do vinho a que me referi, o chardonnay Altos del Plata também é bem convidativo - por volta de 35 reais.

Quanto às suas cervejas, claro que vi a foto ... Me senti tão provocado que fui correndo à geladeira e entornei uma latinha, na mesma hora ....

Abraços !!

Powered By Blogger