sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

A mais importante região vinícola do mundo

O poeta Carlos Drummond um dia escreveu : "É preciso fazer um poema sobre a Bahia ... Mas eu nunca fui lá."

Na minha opinião, Drummond é um dos três maiores poetas da língua portuguesa - mas isso não me impede, cara-de-pau que sou, de parafraseá-lo : "É preciso fazer um post sobre Bordeaux ... Mas eu nunca fui lá."

De fato nunca fui a Bordeaux (Tereza insiste para que eu escreva "ainda nunca fui a Bordeaux", o que é ótimo !), mas fiz algumas pesquisas sobre o tema e decidi escrever este post.

E porque é que "é preciso" escrevê-lo ? Por dois motivos.

O primeiro é que Bordeaux é simplesmente a mais conhecida e mais importante região vinícola do mundo, sem dúvida nenhuma.

O segundo é que dois casais de amigos meus, leitores habituais deste blog, vão visitar a região dentro de pouco tempo - a Michelle e o Ricardo, primeiro, e a Adriana e o Sebastian, mais tarde. Quem sabe este post pode ajudá-los na duríssima tarefa de decidir o que visitar por lá ?

A região de Bordeaux fica no sudoeste da França, e é cortada por dois rios famosos, o Garonne e o Dordogne, que se juntam no estuário da Gironde e desaguam no Atlântico. Os rios dividem Bordeaux em três regiões bem marcadas. A "margem esquerda" (a oeste do rio Garonne), a "margem direita" (a leste do rio Dordogne) e o triângulo entre os dois rios, chamada de Entre-Deux-Mers (que quer dizer "entre dois mares", embora não haja mar por lá e sim rios).

Tudo indica que o vinho começou a ser produzido por lá na época dos romanos, mas só há registros históricos a partir do século XII, quando Bordeaux esteve sob domínio inglês. Hoje, a região está dividida em 57 AOCs (Appellation d'Origine Contrôlée), e conta com mais de 10.000 produtores ... É, não vai dar pra conhecer todos eles, numa viagem, eu acho ...

O forte da região, como é óbvio, são os vinhos tintos, produzidos basicamente com 5 uvas : cabernet sauvignon, merlot, cabernet franc, petit verdot e malbec (que eles às vezes chamam de cot). Também são produzidos alguns brancos secos, com uvas sémillon e sauvignon blanc. Ah, sim : produz-se por aqui ainda o mais espetacular vinho branco doce do mundo, o Sauternes.

A margem esquerda é o terroir por excelência da cabernet sauvignon, e ficam deste lado do Garonne algumas AOCs magníficas : Médoc, Haut-Médoc, St. Estèphe, Pauillac, Margaux, Pessac-Lèognan, Sauternes.

Grandes produtores por aqui são, apenas como exemplo, o Château Cos d'Estournel (St. Estèphe), os incomparáveis Château Lafite-Rothschild e Château Latour (Pauillac), o Château Margaux (Margaux) e o mitológico Château d'Yquem, que produz o Sauternes mais famoso (e mais caro !) do mundo.

A margem direita é o "império da merlot", com as AOCs St-Émilion, Pomerol, Lalande-de-Pomerol, entre outras. Grandes nomes desta região : Château Cheval Blanc (lembram do filme Sideways ? É aquele vinho que o Paul Giamatti bebe na lanchonete ...), Château Figeac, Château Lafleur, Château Pétrus.

A região de Entre-Deux-Mers é um pouco menos "atraente", do ponto de vista da qualidade dos vinhos - mas é a região que produz o maior volume em Bordeaux. A região é mais conhecida pela produção dos brancos secos.

Enfim, meus amigos que estão de partida para lá - vocês vão se divertir ...

Michelle e Ricardo, vocês que vão primeiro para Bordeaux - que tal descreverem pra gente, aqui no blog, o que viram / beberam / sentiram / curtiram por lá ?  Fica aqui a sugestão ...

4 comentários:

Robert disse...

Por favor, escreva mais sobre a regiao, vou visita-la ainda neste ano (moro na Suica desde o mes passado, a trabalho). Com uma passada pela Borgonha antes que eh mais perto de onde moro.

Nivaldo Sanches disse...

Olá, Robert, obrigado pelo seu comentário.

Tenho amigos que acabaram de retornar de uma viagem a Bordeaux - nos próximos dias, vou publicar os comentários que eles fizeram, as observações sobe as vinícolas que visitar, etc.

Acho que vai ser útil para a programação da sua viagem !

A propósito - Bordeaux, com uma passada pela Borgonha, é ? Mas que coisa mais chata, heim ?!?!?

Abraços

Anônimo disse...

Pow Nivaldo, até que enfim um tema sobre vinho, no qual eu levo vantagem sobre você: comemorei, ano passado em agosto, um ano de casamento em Bordeaux. Vale demais a pena ir lá.

Sandro

Nivaldo Sanches disse...

Grande amigo Sandro, que bom "vê-lo" por aqui !

POis é, eu me lembro que vocês foram a Bordeaux - me parece, inclusive, que um dos seus objetivos era me matar de inveja ... risos ... quase conseguiu, garanto !

Grande abraço !

Powered By Blogger