segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Fraldinha na mostarda

Sábado, Tereza estava inspiradíssima !

Imaginem vocês que o nosso jantarzinho doméstico teve o seguinte cardápio :

  • Entrada de mozzarella de búfala com tomatinhos secos.
  • Fraldinha assada na mostarda.
  • Vagens salteadas com pimenta calabresa.
  • Arroz branco. 
Não acreditam ? Pois eu tenho foto pra provar :


Estava ótimo ! A tal fraldinha - receita sugerida pelo meu cunhado Ricardo - fica marinando por algum tempo em um molho feito de mostarda, mel, alho, limão, molho inglês e sei lá mais o quê. Depois, vai ao forno por uma hora, envolta em papel alumínio, e depois mais alguns minutos sem o papel - para dourar. Ficou extremamente macia e saborosa !

Bem, e o vinho ?

Para a entradinha de tomates secos e mozzarella de búfala, optamos por uma meia-garrafa de Côtes du Rhône Abel Pinchard 2010. Os vinhos Côtes du Rhône formam uma AOC (Appellation d'Origine Controlée) que se localiza no sudeste da França, na região da Provence. Este Abel Pinchard é feito com um corte de uvas grenache, syrah, mourvèdre e cinsault. É apenas um Côtes du Rhône genérico - isto é, não está associado a nenhuma das regiões produtoras específicas. Em outras palavras, um vinho simples e honesto. Pelos menos de 20 reais que paguei nesta meia-garrafinha, tenho que admitir que ele me surpreendeu positivamente. Aromas florais e de frutas vermelhas, e na boca um corpo equilibrado e saboroso, embora de pouca persistência. Combinou razoavelmente com a entrada.

Já para o prato principal - a bela fraldinha - a escolha foi por um vinho mais "sério" : um sempre confiável Rutini Cabernet Malbec 2008. Nada como um bom malbec e cabernet argentino, discretamente amadeirado e frutado, para acompanhar carnes ! Para mim, de forma geral, os Rutinis são sempre bons vinhos. Não posso me lembrar de uma única vez em que eu tenha tomado um deles e me decepcionado. 


E certamente não foi desta vez que me decepcionei com o Rutini - pelo contrário ! O vinho combinou maravilhosamente com a fraldinha - obtivemos uma daquelas harmonizações perfeitas, mágicas, em que o sabor resultante é superior aos sabores isolados do vinho e da comida.

A gente gosta de dizer que foi uma harmonização daquelas em que 2 + 2 = 5 ... Sim, sim, sacrifica-se a aritmética em favor do paladar, o que é que há ?!?

2 comentários:

Evelyn Fligeri disse...

rsrsrsr... O que é a aritmética perto da infinidade de sabores que as harmonizações podem nos oferecer, não é mesmo? Vou fazer essa receita da fraldinha muito em breve!
Beijo
Evelyn

Nivaldo Sanches disse...

Evelyn, você acha a receita detalhada neste endereço :
http://tudogostoso.uol.com.br/receita/23628-fraldinha-assada.html

Beijos, obrigado pelo comentário !

Powered By Blogger