segunda-feira, 20 de junho de 2011

Vamos fazer de conta que o verão chegou ?

Pois é, estas terras paulistanas andam excepcionalmente geladas nas últimas semanas - e olhe que o inverno mesmo, pra valer, ainda nem começou ...

Bom, não sei quanto a vocês, mas eu já ando cansado desse frio enregelante ... Hoje, neste post, vou fazer de conta que o verão chegou : estamos em pleno dia de sol, com um calorão batendo na casa dos 30 graus. Como convém a um dia desses, estou me preparando para traçar um belo prato feito com frutos do mar, levinho e refrescante : pode ser um spaghetti alle vongole, uma magnífica paella (como aquelas da Guillermina, que saudades !), um camarão a provençal, um bom ceviche como os que a Tereza prepara ...

Que vinho beber para acompanhar o prato e o clima ?

Não tenho a menor dúvida - eu optaria por um vinho branco geladinho, feito da uva sauvignon blanc.

A uva sauvignon blanc tem sua origem na França, e se destacou muito por conta dos magníficos vinhos produzidos no Vale do Loire, onde ela é utilizada na produção dos grandes Sancerre e Pouilly-Fumé.  Seu nome já indica um pouquinho da sua origem : o termo sauvignon é formado por duas palavras francesas, sauvage (selvagem) e vignon (vinha).

São vinhos de aroma suave, de sabores secos e ácidos. A gente nota, no nariz, toques minerais bem marcados. Eles devem ser tomados bem jovens, com um máximo de 3 a 4 anos. Acompanham maravilhosamente os pratos que mencionei lá no começo, assim como mariscos, ostras, mexilhões. Nunca provei com patinhas de caranguejo, mas posso quase apostar que seria muito bom, também.

Infelizmente, os Sancerre e Pouilly-Fumé são muito caros para os nossos pobres bolsos brazucas. A boa notícia é que há excelentes sauvignon blanc produzidos no Novo Mundo, e que têm preços muito mais - digamos - potáveis.

Sugestões :

  • Saint Clair Vicar's Choice Sauvignon Blanc,da Nova Zelândia - cerca de 80 reais.
  • Cousiño Macul Don Luis Sauvignon Blanc, chileno - cerca de 25 reais.
  • Los Cardos Sauvignon Blanc, argentino - cerca de 45 reais.
  • Urban Uco Sauvignon Blanc, argentino da vinícola O. Fournier - cerca de 30 reais.
Vista sua bermuda, bote o chinelo, abra sua garrafinha - e curta o calor !

6 comentários:

MondoVinho disse...

Caro Nivaldo, aqui a chegada do inverno foi acompanhada por temperaturas de 30° graus (de noite vai para 22-23°), tava mais frio no outono que agora...!
Vou te passar a dica de um Sauvignon Blanc bom e barato: o YEALANDS WAY, em breve falarei dele no meu blog. A venda no Pão de Açúcar por cerca de 35 reais...
Abraço!
http://mondovinho.blogspot.com

Nivaldo Sanches disse...

Valeu a dica, Mario, obrigado ! Este final de semana, fugimos do frio paulistano e viemos aquecer a alma aqui na sua terra ...estamos no Rio, mais precisamente na Barra, visitando amigos e provando uns vinhos por aqui.

Abraços !

MondoVinho disse...

Oi Nivaldo, estou lendo somente agora a sua resposta...podia ter me chamado para tomarmos uns vinhos juntos...!

Nivaldo Sanches disse...

Pois é, Mario, dessa vez não deu - confesso que até pensamos nisso !

Quem sabe, da próxima ?

E você, nunca vem pra estas bandas ?

Abraços

Cristiano Orlandi disse...

Nivaldo,

Vou me permitir uma dica também... na verdade duas dicas Chilenas de vinhos na faixa dos R$ 40...

- Leyda Reserva Sauvignon Blanc 2010
- Casas del Bosque Reserva Sauvignon Blanc 2009

Ambos valem a pena em qualquer safra na verdade, muito consistentes.

Fica aqui o convite para conhecer o meu blog também... www.vivendovinhos.com

Forte Abraço!

Nivaldo Sanches disse...

Ótimas sugestões, Cristiano !
Já provei - e gostei - do Leyda, mas não conheço o Casas del Bosque. XVII procurar.

Prometo fuçar no seu blog e dar meus palpites por lá. Me aguarde !

Abraços.

Powered By Blogger