terça-feira, 31 de maio de 2011

Harmonizando truta com vinho branco


Sábado de sol - mas com temperatura baixa - em Santo Antonio do Pinhal.

Decidimos comer truta no almoço - Santo Antonio do Pinhal fica naquela região (pertinho de Campos do Jordão) onde é praticamente impossível deixar de comer truta. Eles têm por lá excelentes criadouros de truta, e o peixe chega à mesa fresquíssimo em quase todos os restaurantes da área.

O restaurante escolhido foi o Donna Pinha, que fica dentro de um belo Parque, onde o proprietário construiu, com muito capricho, uma série de jardins temáticos : há o jardim japonês, o jardim canadense, o jardim tropical, o jardim de cactus. Vale a pena fazer a visita e, no final, almoçar no restaurante.

Seria truta, portanto. Para continuar dentro da tradição local, pedimos uma truta com molho de pinhões - o pinhão é outro produto local, encontrado em toda parte na cidade.

E a harmonização ? Apesar do friozinho, decidimos que deveríamos provar um vinho branco. O escolhido foi um vinho brasileiro, o Casa Valduga Premium Chardonnay 2010, produzido no Vale dos Vinhedos, lá em Bento Gonçalves, no coração das Serras Gaúchas. Um belo chardonnay, de coloração amarelo pálido, com reflexos verdeais. Os aromas são bem frutados, destacando-se abacaxi e maçã verde. No paladar, um vinho elegante, com boa persistência na boca, e a untuosidade típica da chardonnay.

A combinação da truta com o chardonnay foi ótima. A fruta e o peixe contrastavam agradavelmente, e nosso almoço foi um sucesso.

Eu sempre sou muito crítico com relação aos vinhos tintos brasileiros, mas também sempre digo que, entre os brancos, produzimos algumas pérolas que valem a pena conhecer. Este Casa Valduga, sem dúvida, é um deles.

Se puder bebê-lo comendo uma truta fresquinha, lá na própria área onde ela é pescada - aí, a coisa fica realmente muito boa !
O vinho e a truta, ao molho de pinhões

Nenhum comentário:

Powered By Blogger