segunda-feira, 18 de abril de 2011

São Francisco Xavier - Hospitalidade, gastronomia e bons vinhos


Passamos o final de semana em uma linda pousada na cidadezinha de São Francisco Xavier, a cerca de 250 km de São Paulo.

A pousada é a Teto do Cafundó, onde fomos recebidos com muita simpatia pela Tatiana e pelo Renato.

O Renato, ex-executivo de multi-nacional, ocupa hoje o nobre posto de chef da pousada. Além de montar sua encantadora pousada com um cuidado impressionante com os detalhes, e além de receber cada hóspede como a um amigo - ele trata de cuidar generosamente dos nossos estômagos, com uma gastronomia de primeira qualidade, inventiva e delicada, valorizando os ingredientes locais, e elaborando pratos deliciosos.

E - obviamente ! - cuida também de manter uma enxuta mas diversificada carta de vinhos, todos devidamente guardados em adegas climatizadas.

Comemos por lá, entre outros bons pratos, uma deliciosa truta em crosta de gergelim com molho de mel, acompanhada de purê de mandioquinha.

Na hora de escolher o vinho, fizemos uma aposta um tanto arriscada - elegemos um Septima Malbec 2009.

Como ? Truta, com vinho tinto ? Ah, mas que heresia !  

Pois é, a gente gosta mesmo de viver perigosamente ... Estamos sempre dispostos ao imenso sacrifício de experimentar coisas novas, harmonizações diferentes, arriscadas ...É o processo ou modo de vida que gostamos de chamar de BIP - a Busca Incansável do Prazer ...

E não é que a harmonização ficou ótima ? A truta, em posta alta e carnuda, envolta em gergelim e banhada no molho adocicado foi muito bem escoltada pelo malbec. A fruta característica do vinho casou muito bem com a doçura do mel, realçando os sabores delicados do peixe.

Ficam aí, portanto, duas sugestões, para quem gosta de viver e de comer bem - a pousada e a harmonização, ambas inesperadas, ambas inesquecíveis, ambas com sabor de quero-mais. 

Tereza desfruta o solário da pousada, no período after-truta.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger