quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Um franco-argentino - bom vinho, bom preço !


Na nossa passagem pela cidadezinha de Gonçalves, sul de Minas, durante o final do ano, experimentamos por lá um belo vinho.

É o Amancaya 2008, um vinho "franco-argentino". Ele é produzido em Mendoza, na Argentina, pela vinícola Bodegas Caro - trata-se de uma associação, uma joint venture, entre duas das vinícolas mais clássicas do mundo : a Nicolás Catena, argentina, e a Barons de Rotschild, francesa, produtora de grandes vinhos em Bordeaux.

O vinho é um blend das uvas malbec e cabernet sauvignon, e estava delicioso. No nariz, assim que a garrafa foi aberta, muita fruta, realçada pelo fato de ser um vinho ainda bem jovem. Na boca, os taninos estavam presentes, finos e elegantes. O Amancaya passa por barricas de carvalho francês, e o resultado que a gente sente é, penso eu, o que o produtor esperava - parece que você está tomando um bordeaux, mas a presença forte da malbec faz dele um "bordeaux argentino" - que é exatamente o que ele é ...

O preço ? Bem convidativo, para um vinho dessa qualidade : você compra o Amancaya em diversos sites da Internet, ou em lojas de vinhos aqui em Sampa, por módicos 60 reais.

3 comentários:

MondoVinho disse...

Nivaldo,
Este é realmente um belo vinho. Também falei dele no meu blog: http://mondovinho.blogspot.com/2010/05/avaliacao-gringa-e-caro-o-e-barato.html
Abraços!

Nivaldo Sanches disse...

Mario, eu não havia lido o seu post sobre o Amancaya (li agora), mas parece que temos gostos semelhantes ...

Ou nós dois entendemos MUITO do assunto, ou não entendemos NADA ... risos ...

Abraços !

MondoVinho disse...

Nivaldo,
Digamos que entendemos mediamente...somente por pura modéstia...! Rsrs
Abraço!

Powered By Blogger