terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Bom vinho e boa comida não garantem a harmonização correta, é claro !

Volto mais uma vez a este tema, do qual já falei por aqui : você pode ter à sua frente uma excelente comida e um bom vinho - e não necessariamente eles vão combinar ...

Aconteceu comigo agora mesmo, no final do ano, na cidade de Gonçalves, sul de Minas.

Estávamos em um excelente restaurante local, Le Gourmet Bistrot - aliás, um restaurante estrelado pelo Guia Quatro Rodas. Lugar simpático, uma vista esplêndida de um bosque de araucárias na janela, recepção pra lá de calorosa da parte da proprietária Beth Basile - e uma comida deliciosa ! Visitem o site do restaurante clicando aqui.

Os chefes são os filhos gêmeos da Beth e do Toninho, os jovens Fernando e Juliano (só dezenove anos !)

Comemos um ótimo filé de truta recheado com alho poró e recoberto por uma crosta de gergelim. Para beber, pedimos um vinho Fallen Angel 2006, um branco da Nova Zelândia feito à base da uva riesling, que nós ainda não conhecíamos.

O vinho era ótimo, com aroma intenso (lima, cítricos) e sabores marcantes - e esse foi o problema da harmonização. O vinho se sobrepôs demais aos delicados sabores da truta, e o casamento final não foi tão harmonioso quanto a gente desejava.

Acho que teríamos acertado se tivéssemos pedido, por exemplo, um sauvignon blanc, menos intenso.

De qualquer forma, erro nosso, não do vinho e muito menos do restaurante - que definitivamente vale a pena ser visitado por quem estiver lá pelas bandas de Gonçalves.

2 comentários:

Walther Nogueira disse...

Conhecendo vc como conheco, estranho que não pediram outro vinho e levaram o primeiro p/ o hotel, ou beberam no restaurante mesmo como sobremesa.

Nivaldo Sanches disse...

Xiiii, nossa fama de cachaceiros está ficando forte demais ...

A propósito, está na hora de fazermos uma mova essão de degustações, né ?

Abraços !

Powered By Blogger