segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Harmonização - Berinjela alla parmigiana

Jantar em casa, mais simples, nestes dias pós-natalinos ...

Tereza decidiu fazer uma receita tradicional - a melanzane alla parmigiana, a berinjela clássica, ao forno, com molho de tomate e queijo cacciocavallo, de sabor mais marcante e salgadinho que a mozzarella de sempre.

O prato ficou uma delícia, e enriqueceu muito com o vinho escolhido para harmonizar - um belo Clos de Los Siete 2008, argentino de Mendoza, produzido pelo grande enólogo Michel Rolland, à base das uvas malbec e merlot, com toques de cabernet sauvignon, syrah e petit verdot.

Para quem não conhece a figura, o Michel Rolland é um enólogo francês, que tem sua carreira ligada a grandes produtores de Bordeaux. Hoje ele se internacionalizou, e dá palpites - sábios palpites ! - em vinícolas da Argentina, Chile, Espanha, África do Sul. O filme Mondovino conta um pouco da sua história e do seu papel - muitas vezes criticado - no que se considera uma padronização do vinho mundial segundo o gosto do mercado norte-americano.

A crítica tem razão - é triste pensar que dentro de algumas décadas todos os vinhos do mundo vão ser parecidos - mas o cara é bom, disso não há dúvida ...

O Clos de Los Siete é um vinho redondo e equilibrado, suave e de muita personalidade. Taninos presentes, mas elegantes, sem nenhum amargor - e foram sendo suavizados ao longo do jantar, com a oxigenação da garrafa aberta.

A harmonização com a berinjela foi ótima - aquele tipo de combinação, como já escrevi aqui várias vezes, em que o sabor conjunto é superior ao sabor da comida e do vinho, isolados.

A untuosidade da comida - muito calórica, é claro ! - foi compensada pela acidez do vinho. O toque de especiarias da uva syrah realçava o sabor já acentuado do molho de tomates e dos queijos parmesão e cacciocavallo.

Em suma - nos divertimos, comemos bem e bebemos bem !

Ah, sim, o vinho custou cerca de 90 reais no Emporium Dinis, no Shopping Morumbi, aqui em Sampa.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger