terça-feira, 23 de novembro de 2010

Vinho branco gelado, vinho tinto à temperatura ambiente - certo ?

Certo, coisa nenhuma ...

A tal da temperatura ambiente, como se sabe, é boa para os vinhos tintos europeus - lá na Europa !

Imagine a gente no verão do Rio de Janeiro, ou mesmo em alguns noites quentes em São Paulo, tomando um vinho tinto à temperatura ambiente de 28 ou 30 graus .... Vai parecer purgante, né ?

O tema da temperatura ideal para os vinhos é sempre muito controvertido. Se a gente vai fuçar na literatura especializada, encontramos dezenas de tabelas diferentes, às vezes quase contraditórias.

Vou tentar, então, botar um pouco de ordem nessa bagunça (ou aumentá-la ainda mais, sei lá ...), registrando aqui as minhas preferências pessoais :

  • Vinhos brancos - gosto deles a uma temperatura aproximada entre 8 e 10 graus. Coloco na geladeira sempre com antecedência, às vezes até um dia antes, para ter certeza de que vão estar geladinhos como eu gosto.
  • Espumantes - mais frios ainda, a uns 7 ou 8 graus.

Tanto para os espumantes como para os brancos, vale a pena colocá-los em um balde de gelo, para manter a temperatura e não deixar que eles esquentem depois de abertos. O balde deve ter bastante água, com as pedrinhas de gelo boiando. Só não vale é botar no congelador - a redução da temperatura de forma muito rápida faz mal ao vinho. No caso dos espumantes, eles podem perder ou ter bem reduzida a sua perlage - as famosas bolinhas do champanhe ...

  • Vinhos tintos leves - são os vinhos mais ligeiros, do dia-a-dia. Gosto deles bem frios, a uma temperatura aí de uns 14 graus. Tenho em casa uma pequena cave doméstica, e mantenho-a sempre nessa temperatura.

Uma boa alternativa, para quem não tem a tal cave, é botar o vinho na geladeira, na parte mais baixa (que é menos fria), umas duas horas antes de servir. Muitas vezes, em restaurantes, Tereza e eu tivemos que enfrentar, impávidos, as caras tortas de alguns garçons, quando pedimos para colocar a garrafa de vinho tinto em um balde de gelo ...

  • Vinhos tintos encorpados - aqueles vinhos especiais, feitos pra guardar, que a gente toma de vez em quando, em uma ocasião também especial. Estes devem estar um pouco menos frios - a literatura chega a falar em 20 graus, mas eu acho demais. Uns 16 ou 17 graus, para mim, já está OK.

E os vinhos rosés ? Bom, como eu não gosto muito de vinho rosé, tendo a achar que tanto faz ... Vai ficar sem graça do mesmo jeito ....

Brincadeiras à parte, o vinho rosé deve seguir a temperatura do vinho branco, bem geladinho ...

Mais uma vez - o que está escrito aí acima não são regras. São somente a minha opinião. Que tal você provar e tirar as suas próprias conclusões ?

10 comentários:

Tião disse...

Fala Nivaldo...

Vi que você prometeu e cumpriu. Um post sobre a temperatura ideal dos vinhos.

Parabéns muito legal.

E o vinho do porto? Pessoalmente prefiro mais friozinho. Alias, quando você esteve em Itu não te serviram um vintage?

(Adivinhou quem ta falando?)

Anônimo disse...

nivaldo,
parabéns pelo seu blog. É a primeira vez que entro num blog,rss.
e não mordeu. rss
Helio Chimenti

Gerson disse...

Falou e disse Nivaldão. Brasil não é Europa. Aqui tem que ser geladinho. Como estou em Goiânia, ainda baixo mais uns dois graus na sua sugestão.

Luciana disse...

Nivaldo, meu comentário é mais uma consultoria...rs
Farei uma viagem em Janeiro para o Chile e a Argentina. Gostaria que você me sugerisse uma vinícola, pode ser?
Agradeço sua indicação!
Um abração nordestino!

Nivaldo Sanches disse...

Mas quem será este "Tião" ? Bueno, não sei, não ... risos ...

Também gosto do Porto bem frio - mas não me serviram vintage por lá em Itu, não ... Pessoal pão-duro, né ?

Abraços !

Nivaldo Sanches disse...

Grande Hélio - descobriu então que o blog não morde, é ? Pode entrar mais vezes, então - se é que dá pra tomar vinho nessa terra quente que você mora ....

Abraços !

Nivaldo Sanches disse...

Olha aí, Gerson, falando com o Hélio sobe lugares quentes ... É, em Goiânia não dá pra encarar vinho à temperatura ambiente, deus-me-livre-e-guarde !
Acho que você tem razão, baixe aí uns dois graus ...
Acho que por aí o que mais se bebe é mesmo cerveja geladinha, não é , não ?

Nivaldo Sanches disse...

Vejam só, falei com o Hélio e o Gerson sobre "vinho em lugares quentes" - e aí me aparece a Luciana, nordestina !!

Vai pro Chile e Argentina, que maravilha !

Bem, supondo que você vá para Santiago, acho que a melhor vinícola para ser visitada turísticamente é mesmo a Concha y Toro - uma vinícola de porte industrial, mas muito bem preparada para receber turistas.

Na Argentina, se você vai para Buenos Aires, não sei - acho que não há nenhuma vinícola ao redor. Vou dar uma pesquisada.

O legal, para visitar vinícolas na Argentina, é ir para Mendoza - são cerca de 1.200 vinícolas, uma mais bonita do que a outra, com visitas, degustações, almoços maravilhosos com harmonização de vinhos em cenários fabulosos ...

Se você quiser, me mande um e-mail em nivaldosanches2000@hotmail.com e eu mando a você mais detalhes.

Abraços !

Anônimo disse...

Nivaldo, ha otimos roses por ai com otimos precos. Infelizmente vendedores picaretas ou ignorantes empurram o que as importadoras trazem e dai o brasileiro foge de Rose.

Cavas, champagnes e espumantes em geral roses sao um show.

No campo belo ha um emporio simpatico (rep iraque 1066) com alguns bons roses por bom preco...

Legal seu blog. Keep it up.

CT

Nivaldo Sanches disse...

Olá, CT, obrigado por visitar o blog e pelos comentários !
Sim, eu pecador me confesso : provavelmente minha implicância com os rosés vem do fato de não ter tido ainda oportunidade de provar um realmente bom ... Uma vez, tomei um espumante argentino rosé, chamado Norton Atemporal, do qual realmente gostei - mas foi o único ... vou ter de me aprofundar no tema !
Quanto ao empório na República do Iraque : sim, ele é ótimo ! Um dos sócios é um bom amigo meu, de lomga data, o Ramiro. Até falei do Empório auqi no blog, algum tempo atrás !
Valeu pelas dicas - I will keep it up, be sure !

Abraços

Powered By Blogger