segunda-feira, 8 de novembro de 2010

E o que é que os checos bebem ?

Cerveja !!

Sim, para compensar a falta de bons vinhos, os checos bebem ótimas cervejas !

A República Checa será, talvez, o país onde são produzidas algumas das melhores cervejas do mundo.

Não que as brasileiras fiquem muito atrás - nossas Brahmas, Antarcticas, Originais e Serramaltes são facilmente comparáveis às deles, e entram fácil, fácil na lista das melhores do mundo - pelo menos, na minha modesta opinião, eu que não sou um grande bebedor de cervejas.

Mas as deles são muito boas !

Para começo de conversa, eles produzem lá a Pilsner Urquell, considerada por muita gente boa como a melhor cerveja do mundo.




Estivemos visitando a fábrica da Pilsner Urquell, na cidadezinha de Plsen. É uma fábrica linda, com uma tremenda estrutura para receber turistas como nós. O bacana é que eles têm uma planta de produção industrial, moderníssima, ao lado da bem preservada estrutura mais antiga, com os tanques de cobre. A gente pode ver direitinho como era e como é, hoje, o processo de produção da cerveja. Só ficamos meio decepcionados com a degustação : esperávamos beber cerveja até cair no chão, mas eles se limitaram a um copinho por pessoa ... Enfim, nada é perfeito !











Em Praga, visitamos também o Monastério Strahov - local que abriga duas belíssimas bibliotecas medievais, e que abriga também uma cervejaria, a St. Norbert - é, esses monges sempre entederam bem das coisas boas da vida ...




Estivemos também em um local maravilhoso - a cervejaria U Fleku, também em Praga. É uma cervejaria fundada em 1499. Sim, é isso mesmo : um ano antes de Cabral aportar por estas bandas, os checos já estavam lá, sentados nas longas mesas coletivas da U Fleku, bebendo a cerveja local.




E que cerveja ! Preta, forte, encorpada - deliciosa ! Ao longo desses 500 anos, eles resistiram a todas as propostas inovadoras de distribuição : continuam produzindo e vendendo sua cerveja apenas lá mesmo, na própria cervejaria. Os garçons passam carregando enormes bandejas com aqueles canecões de meio litro e repondo a cerveja na frente dos clientes sedentos.


Além disso, eles vendem por lá umas comidinhas toscas - por exemplo, um pescoço de porco, seja lá o que for isso, que sai da cozinha como uma enorme bola de carne com uma faca espetada no topo. A gente se sente um verdadeiro Obelix, sentado em uma bodega medieval.

E o que isso tem a ver com vinhos ?

Bem, a rigor, nada. Mas, já que os vinhos por lá eram medíocres, nós nos acabamos mesmo com aquelas belas e saudosas cervejas ....

2 comentários:

Unknown disse...

Caro Nivaldo,
A Pilsner Urquell é muito boa.
Recomendo também a Velvet e, por que não, umas doses de absinto.
Apenas discordo quanto ao patamar no qual você colocou as cervejas brasileiras.
Perto das congêneres checas e belgas, elas não passam de água suja (por isso se serve bem gelada).
Caso você ainda esteja por aí, recomento um lugar incrível chamado Cesky Krumlov, que fica a aproximadamente 1 hora de carro de Praga.
Boa viagem!
Abs.
Márcio

Nivaldo Sanches disse...

Olá, Márcio, obrigado pelos comentários ! Sim, eu estive em Cesky Krumlov - é uma cidadezinha absolutamente fantástica !! Visitamos o teatro do século XVIII, anexo ao castelo - uma construção única ... A verdade é que é um país fascinante !
Não tomei absinto (muito forte !) mas tomei umas boas doses de Becherovka, uma aguardente de ervas muito gostosa !
Quanto às cervejas brasileiras, não vou discordar de você - como eu disse, não sou um grande bebedor ... confio em quem entende mais do que eu !
Abraços, e mande sempre sugestões e comentários !!

Powered By Blogger