sexta-feira, 8 de outubro de 2010

OBA ! Beber vinho faz bem para a saúde !

Minha querida amiga Rosangela, leitora do blog, me manda um interessantíssimo artigo científico falando sobre a relação entre vinho e saúde - tema que, aliás, está meio na moda ultimamente. Não sei se será apenas desculpa de bebum, mas o fato é que as conclusões parecem ser fora de dúvida - existe mesmo uma relação positiva entre vinho e saúde.
Segundo esse artigo, que foi publicado em uma revista médica em Porto Alegre, no ano de 2007, as uvas são frutas ricas em flavonóides, que são compostos químicos que agem como anti-oxidantes - ou seja, eles têm um grande potencial para reduzir os riscos de doenças cardio-vasculares.
O estudo se concentrou na comparação dos efeitos da ingestão de uvas, de suco de uvas e de vinhos tintos. Claro que a conclusão foi favorável ao consumo do vinho tinto (senão, eu não estaria escrevendo este post aqui, neste blog, certo ?)
Acontece que os tais flavonóides da uva, no caso do vinho tinto, são ricos em compostos químicos chamados de polifenóis, como o resveratrol e a catequina.
No caso do suco de uva e da própria uva, os resultados não foram muito conclusivos, e os autores acabam sugerindo que novos estudos precisariam ser realizados.
Já no caso do vinho tinto ... É isso mesmo, os doutores não têm dúvida - o consumo de vinho tinto reduz a oxidação do colesterol LDL e diminui a pressão arterial, reduzindo, portanto o tal risco de doenças cardíacas.
Bacana, né ?
Podemos agora beber nosso santo vinhozinho em paz, com a bênção dos especialistas - além de ser gostoso e de nos dar enorme prazer, o vinho tinto também faz bem para a saúde ! Bom para o corpo e bom para a alma !
Alguém precisa pesquisar os efeitos benéficos do vinho branco ...

2 comentários:

Silvia disse...

Pois é...vinho, café, chocolate, manteiga, ovo - esses alimentos passam de vilões a mocinhos e vice-versa com uma certa frequência. Mas ainda não vi ninguém conseguir (será que já tentaram?) melhorar o status do pastel de feira em relação à saúde!
Bem, o jeito é meditar sobre as injustiças do mundo científico com uma taça de vinho nas mãos...
Bjs
Silvia

Nivaldo Sanches disse...

Pois é, Silvia, e isso remete a uma questão de cunho quase metafísico - que vinho harmoniza com pastel de feira ?
Sugestões para este blogueiro, por favor !

Powered By Blogger