segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Novas possibilidades de harmonização com massas e molho de tomate

Sexta-feira passada, Tereza e eu jantamos muito bem, em boa companhia - estávamos no Emporio Ravioli, simpático restaurante italiano da Vila Olímpia.

Nossos queridos amigos Cristina e Lie formavam o componente sempre essencial para uma harmonização perfeita - o bom papo, a conversa descontraída e bem humorada.

Comi um delicioso penne all'arrabiata - uma massa com molho de tomate picante que não está no cardápio, mas que eu como por lá há anos ...

A carta de vinhos é bem ampla e tem vinhos para todos os bolsos, desde os mais simplesinhos até coisas maravilhosas e caríssimas como os Tignanello, Brunello di Montalcino, alguns super-toscanos, etc.

Optamos por um Chianti Vernaiolo, produzido por um dos bons produtores da Toscana, o Rocca delle Macie. É um vinho feito a partir da clássica uva sangiovese (85 %), com uma pequena adição de merlot (15 %).

Segundo as regrinhas básicas da harmonização, é sempre aconselhável tomar o vinho da região com o prato da mesma região - bem, foi quase isso que fizemos, já que o vinho é toscano e o molho all'arrabiata é um molho da região do Lazio, onde fica Roma - lá, pertinho, portanto ...

A combinação casou bem. O molho tem sabores bem marcantes de pimenta e de alho, e o aroma profundo da sangiovese - acentuado pelo toque de merlot - suportou muito bem o confronto.

Em suma, ótimo jantar, em ótima companhia, com um ótimo vinho - que mais a gente pode desejar da vida ?

Nenhum comentário:

Powered By Blogger