quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Degustação : cores, aromas, sabores - Parte 4

Ainda sobre os aromas presentes nos vinhos - de onde vêm esses aromas ? O que, exatamente, provoca a presença de determinados aromas em um vinho ?

Bem, os aromas presentes em um vinho podem ter, basicamente, três origens : eles podem vir da própria uva (ou do terreno onde ela foi plantada), podem vir do processo de vinificação (isto é, o processo de produção do vinho) ou podem, ainda, vir do processo de amadurecimento do vinho depois de pronto.

Os aromas provenientes da uva são chamados de aromas primários. Eles estão relacionados, é claro, com o terreno onde as vinhas foram plantadas. Estão nesta categoria os aromas florais (violeta, rosa, jasmim, alecrim), os aromas de frutas (cereja, pêssego, abacaxi, ameixa, maracujá), os aromas vegetais (ervas, folhas secas, menta, pimentão) e os aromas minerais (quartzo, petróleo, iodo).

Depois vêm os aromas secundários, que são gerados no processo de vinificação, ou de elaboração do vinho. São aromas como manteiga, leite, iogurte, bolacha, brioches.

Finalmente, os aromas terciários são aqueles gerados no amadurecimento do vinho. Podem ser aromas de frutas (frutas secas, frutas em compotas ou geléias, nozes, amêndoas), aromas de madeira (carvalho, eucalipto, tabaco), aromas animais (couro, carne de caça), aromas de especiarias (pimenta do reino, cravo, noz-moscada) ou ainda os chamados aromas empireumáticos (defumado, queimado, chocolate, café).

Como os aromas terciários vêm do processo de envelhecimento do vinho, naturalmente eles só estarão presentes em vinhos envelhecidos, aqueles vinhos que passam algum tempo em barris de carvalho ou envelhecendo na própria garrafa. Esses aromas terciários têm também um nomezinho mais empolado, daqueles que os enochatos adoram : eles às vezes são chamados de bouquet. Um vinho jovem pode ter aromas sofisticados, mas não terá bouquet.

Parece coisa de gente maluca, descobrir tanta variedade de aromas em uma inocente tacinha de vinho, né ?

Mas eles existem, podem acreditar ! Estão lá - uns mais marcantes, outros mais sutis. É tudo uma questão de exercitar o nariz e - principalmente ! - a tal da memória olfativa.

Puxe pela memória, ao aspirar o aroma de uma taça de vinho, e veja o que você pode encontrar.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger