quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Os maravilhosos vinhos doces da Hungria

Aqui estamos nós, depois de 35 dias de viagem pelo leste europeu. Estivemos na Hungria, na República Checa e na Polônia, além de uma passadinha de três dias em Viena e mais três dias em Amsterdam.

Não é uma terra muito pródiga em vinhos - a Repúbica Checa é famosa pelas ótimas cervejas, e na Polônia, o negócio é mesmo a boa e velha vodca ...

Mas a região do leste da Hungria produz um vinho de fama mundial - é o Tokay, ou Tokaj, como eles escrevem por lá.

O Tokay é um vinho branco, produzido basicamente a partir da uva furmint, uma variedade que praticamente só existe por lá, hoje em dia.





Nós visitamos duas vinícolas, das dezenas que existem por lá. Estivemos na Royal Tokay, que fica na cidadezinha de Mád, e na Oremus, que fica em Tolcsva. Ambas são cidadezinhas minúsculas, e nós fomos muitíssimo bem recebidos nas vinícolas.




Em ambas, tivemos a oportunidade de visitar as caves - são imensos corredores subterrâneos de tijolos, formando labirintos que chegam a 4 km de extensão, onde repousam os vinhos, envelhecendo nobremente ... Segundo as lendas locais, esses corredores teriam sido escavados lá por volta do século XIII, e já foram utilizados como esconderijos, depósitos, masmorras. Seja como for, são construções impressionantes que reforçam toda a beleza da visita.



Na região de Tokay são produzidos diversos tipos de vinhos :






  • Tokay Furmint - um vinho branco seco, muito bom, produzido pelo processo normal dos vinhos brancos.





      • Tokay Szamoródni - um vinho produzido com as uvas furmint colhidas tardiamente -este já é um ótimo vinho de sobremesa (que era o que nós esperávamos encontrar por lá). Esse nome esquisito deve ser pronunciado como xamoródini.




      Tokay Aszu - um vinho doce maravilhoso, produzido com a uva furmint que foi atacada pelo fungo botrytis cinerea. A uva, perfurada pelo fungo, concentra o teor de açúcar e produz esta maravilha.






      • Tokay Eszencia - o puro sumo das uvas botrytizadas, que são as uvas aszu. Este vinho é incrivelmente doce, enjoativo mesmo. Reza a lenda que as mulheres grávidas devem tomar um calicezinho deste vinho todos os dias, durante a gestação ... Será, mesmo ?


      O Tokay Aszu ainda tem uma classificação à parte : os chamados puttonyos. Em húngaro, puttonyo é o nome do cesto de madeira onde são colhidas as uvas botrytizadas, uma a uma. O vinho pode, portanto, ser classificado como 3, 4, 5 ou 6 puttonyos - quando mais puttonyos, mais doce ele será.

      Na foto ao lado, um puttonyo, em "carne-e-osso".




      Esses vinhos todos são caríssimos no Brasil. Por lá, os Furmint e os Szamoródni são extremamente baratos ... Qualquer restaurantezinho do país tem sempre uma boa oferta de vinhos Tokay em taças, de diversos tipos e diversos fabricantes.

      Mesmo os Aszu não chegam a ser proibitivos por lá. Já no Brasil ... Uma garrafinha pequena de Tokay Aszu, de 500 ml, no duty free, saía por mais de 100 dólares ....

      Ou seja : vamos continuar a curtir nossos Tokay apenas na memória, que é grátis !

      4 comentários:

      Unknown disse...

      Bem vindos de volta! Agora mais ainda temos assunto para botar em dia!
      Um abraço!

      Nivaldo Sanches disse...

      Pois é, precisamos marcar algo urgente !!!

      Anônimo disse...

      Sem preconceitos de fazer meu primeiro post no vinhotododia.blogspot.com , o que parece ser um fórum maravilhoso!

      Nivaldo Sanches disse...

      Olá, Anônimo, seja bem vindo ao blog, e obrigado pelo elogio !

      Abraços

      Powered By Blogger