sábado, 31 de julho de 2010

A difícil harmonização com comida japonesa

Semana passada, jantamos em um dos nossos restaurantes japoneses preferidos aqui em São Paulo : o Huto, em Moema. É um restaurante japonês diferente : tem uma gastronomia de primeira, bem superior ao padrão estabelecido de sushi/sashimi e, ao mesmo tempo, está bem distante dos preços estratosféricos dos consagrados (e deliciosos !) Jun Sakamoto e Kinoshita. Em suma, um ótimo restaurante, com excelente comida e com um atendimento caloroso e hospitaleiro.

O que comemos ? Uma ampla variedade : ceviche de vieiras (maravilhoso!), tataki de enguias, um ótimo atum empanado com gergelim - e, é claro, sushis e sashimis diversos.

Eles têm lá no Huto uma bela carta de saquês, e o pessoal da casa é sempre atencioso ao sugerir as diferentes combinações da bebida com os acepipes. Já fizemos isso outras vezes, e vale a pena experimentar.

Mas desta vez decidimos beber vinho. Resolvemos botar a mão no bolso, e pedi um vinho caro - um Petit Chablis, de Allan Geoffroy, safra 2007.

Agora vejam vocês a tal da mágica da harmonização, que às vezes dá errado : a comida era ótima, o vinho também - mas a combinação entre os dois simplesmente não funcionou adequadamente ...

Os sabores delicados e paradoxalmente marcantes dos pratos conflitaram, na maior parte das vezes, com os sabores também marcantes e mineralizados do Chablis ... Que pena ! A combinação funcionou razoavelmente com o atum levemente grelhado e empanado com gergelim, mas falhou com as vieiras e os sashimis.

Creio que a acidez do ceviche de vieira combinaria melhor com um sauvignon blanc, e os sushis e sashimis se sairiam melhos com um chardonnay. Certamente haveria na carta do Huto esses vinhos - ironicamente, seriam mais baratinhos que o meu imponente Chablis ...

Mais uma vez, fica a lição : a combinação entre a comida e o vinho é que é o segredo da boa refeição.

4 comentários:

Claudia G. disse...

Olá!
Tivemos uma aula, na ABS Campinas, sobre harmonização e a combinação - comida japonesa & espumante - ficou perfeita.
Já confirmamos, na prática, algumas vezes.

Experimentem e depois me fale o que acharam!

Bjs,
Claudia

Nivaldo Sanches disse...

Olá, Claudinha !
Sim, você tem razão, acho que essa harmonização com espumantes deve ficar boa. Estamos firmemente decididos a experimentá-la na nossa próxima visita ao Huto. Prometo comentar aqui o que achamos !
Beijos

Nina disse...

Eu tomei a tempos um vinho chamado Sushi Vin, ja ouviram falar? Na epoca não prestava atenção aos vinhos, mas lembro que harmonizou muito bem. Vcja ouviu falar nele Niva?
bjus

Nivaldo Sanches disse...

Oi, Carol !
Já vi esse Sushi Vin no super-mercado, mas nunca o provei. Sei que é um vinho brasileiro, produzido no Rio Grande do Sul por uma vinícola chamada Valmarino, ligada à Salton. Ele é feito à base de Chardonnay, com toques de Malvasia e de Moscato. Não sei bem se é coisa séria ou mais um golpe de marketing para pegar uma carona na popularidade da comida japonesa ... Quem sabe ? Vamos provar e depois comentar por aqui !
Beijos

Powered By Blogger