quinta-feira, 15 de julho de 2010

Degustação : cores, aromas, sabores - Parte 1

Quando a gente fala em "degustação" de um vinho, tem um monte de gente que logo pensa algo como "Xiii, lá vem frescura". Ou então "Eu gosto de vinho, mas não entendo nada".

Bem, eu naturalmente não acho que é frescura, nem acho que a gente precisa entender de vinho tanto assim para degustar ...

Para mim, a tal da degustação é apenas uma forma de extrair o máximo prazer de uma taça de vinho. É claro que o vinho foi feito é pra ser bebido, e não pra ser emoldurado e colocado num altar - mas a gente pode simplesmente beber o vinho, como quem bebe um copo de água ou de Coca-Cola, ou a gente pode degustar o vinho, curtindo o seu visual, os seus aromas, os seus sabores. Prolongando e aumentando o prazer de bebê-lo, curtindo suas nuances, descobrindo novos aromas. Isso é degustação, penso eu.

Quanto a entender de vinho, bem ... Eu acho que coisas que a gente tem que entender são logaritmos, ou as propostas de governo do Serra, da Dilma e da Marina, ou ainda porque diabos a Copa do Mundo no Brasil vai custar tão cara ... Vinho a gente tem é que curtir.

Uma coisa legal é fazer degustações com um grupo de amigos, e abrir duas ou três garrafas de vinhos diferentes ao mesmo tempo, para compará-los e trocar impressões - concordam comigo, Claudinha, Tereza, Walther, Angela, Fábio, Carol ?

Vamos começar pelo visual.

Use taças de vidro ou de cristal transparentes - deixe aquelas taças decoradas e coloridas pra enfeitar o bar, por favor ...

Coloque um pouco de cada vinho nas taças e observe. Incline a taça, e olhe para o vinho contra um fundo branco - por exemplo, a toalha da mesa.

Observe a cor predominante. Se são vinhos tintos, às vezes, a cor é violeta, outras vezes é vermelho-rubi, outras vezes puxa um pouco para uma coloração meio amarronzada ou terrosa.Um vinho bem novo tende a ser mais violeta, um vinho envelhecido já caminha mais para essa cor terrosa.

Se os vinhos são brancos, a cor pode ir desde um amarelo-esverdeado bem clarinho, quase sem pigmentação, até uma cor fortemente amarela, de ouro ou de ouro envelhecido.

Veja a cor do vinho na lateral, perto da borda do copo, onde há menos vinho. A gente pode notar lá reflexos, cores secundárias, diferentes do "miolo" da taça. Um bom vinho envelhecido terá um "miolo" amarronzado, e reflexos vermelho-vivo nos cantinhos.

Já no caso dos vinhos brancos, esses reflexos podem ser esverdeados ou dourados.

Veja a densidade e a profundidade da cor. Coloque o dedo atrás da taça, e veja se consegue vislumbrar seu dedo através do vinho. Se for um pinot noir, um Borgonha francês, por exemplo, você certamente verá seu dedo. Se for um cabernet sauvignon americano, ou um malbec argentino, você não verá nada - são vinhos densos, profundos, de coloração intensa.

Observe o brilho do líquido, veja se ele é límpido ou se tem partículas em suspensão. Se tiver, pode ser borra (normal em vinhos envelhecidos), ou pode ser um vinho não-filtrado. Ou então pode só ter caído um bichinho no seu copo, sei lá ...

Gire a taça nas mãos - é, isso mesmo, aquele movimento giratório que fazem os tais "entendidos" em vinho ... Observe a formação de lágrima - são aquelas gotas que ficam na parede da taça quando você a gira. Um vinho de teor alcoólico mais elevado vai formar lágrimas que vão escorrer devagar pela parede da taça - é um vinho que tem mais corpo, como se fala no jargão. O teor de álcool mais baixo vai fazer a lágrima cair mais depressa.

Já está dando vontade de beber o tal do vinho, né ? Espere mais um pouquinho, em outro post eu vou falar sobre os aromas e os sabores.

4 comentários:

Vinícola CAVE ANTIGA disse...

Parabéns pelo post, ajuda muito quem esta começando.

Vamos divulgar para nossos amigos no Twitter e Facebook.

Um brinde,

Denys Roman
Cave Antiga
www.caveantiga.com.br
www.twitter.com/caveantiga
www.facebook.com/vinicolacaveantiga

Nivaldo Sanches disse...

Obrigado pelas palavras de incentivo, Denys !
Suas sugestões, críticas e comentários serão sempre bem vindos !
Não conheço os vinhos da Cave Antiga. Onde posso comprá-los em São Paulo ?

Abraços

Vinícola CAVE ANTIGA disse...

Segue link para alguns endereços:

http://www.formspring.me/caveantiga

Um brinde,

Denys Roman
Cave Antiga
www.caveantiga.com.br
www.twitter.com/caveantiga
www.facebook.com/vinicolacaveantiga

Nivaldo Sanches disse...

Obrigado, Denys, volte sempre !

Saúde !

Powered By Blogger