terça-feira, 20 de julho de 2010

A Copa dos Copos - Parte 12


Vamos para mais uma partida das quartas-de-final da nossa Copa dos Copos. A França já está classificada para uma das semi-finais, e seu adversário deverá sair do grande embate entre Nova Zelândia e Portugal.


O jogo não é fácil - nos últimos tempos, os dois países têm encantado o mundo com a qualidade de seus vinhos. Se Portugal traz o peso de sua tradição vinícola, recentemente aperfeiçoada com novas legislações e novos cuidados, a Nova Zelândia traz o frescor de sua produção recente, cheia de imaginação e de novidades.

A Nova Zelândia vem com uma formação onde se destaca exatamente a juventude e o vigor dos seus componentes. Na defesa, a segurança está fortalecida com as regiões de Auckland e Northland (com seus belos merlot, cabernet sauvignon e chardonnay), e os mais fraquinhos de Waikato e Gisborne.

O meio-de-campo é seu forte, com os maravilhosos sauvignon blanc de Hawke's Bay e principalmente de Marlborough - há quem diga que são os melhores do mundo, hoje ...

O ataque é menos brilhante, apesar dos grandes pinot noir de Canterbury e Waipara, de Otago Central e de Nelson.

Já Portugal é avassalador ...

Na defesa, há firmes apreciadores do Vinho Verde, e não fazem feio os suculentos vinhos de Dão, Bairrada, Ribatejo.

O elegante e refinado meio-de-campo vai de Setúbal, Algarve e o sempre clássico Madeira (este tem altos e baixos na sua carreira, mas jamais deixou de ter fãs incondicionais ao redor do mundo).

Mas o forte mesmo está no ataque luso. Ah, o equilíbrio sempre perfeito do Alentejo ! Se você já provou um Esporão Reserva sabe do que eu estou falando. Se ainda não provou, faça-o rapidamente, por favor ! Ah, a profundidade e a densidade dos vinhos do Douro ! E no centro do ataque, o domínio absoluto do Vinho do Porto vai fazer todo mundo esquecer as gracinhas e frescuras dos Cristianos Ronaldos da vida - eu garanto ! Não é à-toa que o Porto é a primeira região demarcada do mundo - foi definida em lei do Marquês de Pombal, no remoto ano de 1756 !

Embora respeitando o brilho dos vinhos da Nova Zelândia, não tem jeito - Portugal se classifica, e vai fazer a primeira semi-final da nossa Copa do Copos contra a França.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger