quarta-feira, 9 de junho de 2010

Um livro interessante associando vinho e História


O livro é Vinho & Guerra, dos jornalistas franceses Don e Petie Kladstrup. Foi editado em português pelo editor Jorge Zahar.

É um relato muito interessante que junta o tema essencial do nosso blog - o vinho, é claro - com um aspecto pouco conhecido da Segunda Guerra Mundial.

Depois da invasão alemã na França, os nazistas trataram de apoderar-se de muitos dos tesouros existentes em território francês. Eles levaram para a Alemanha quadros, esculturas, jóias, peças históricas - e vinhos.

Seu foco, como não podia deixar de ser, eram os grandes tesouros de vinhos de Bordeaux, as grandes adegas dos produtores que armazenavam milhares e milhares de garrafas de vinhos de excelente qualidade e de preços altíssimos. Muitas delas foram realmente levadas para Berlim.

Os produtores trataram de salvar seus tesouros como era possível. Alguns deles passaram noites e noites trocando os bons vinhos de suas garrafas originais para outras de vinhos mais comuns. Outros começaram a "envelhecer" artificialmente garrafas recém-produzidas, espalhando sobre elas poeira e teias de aranha compradas de firmas que limpavam tapetes ...

São episódios interessantes, às vezes engraçados, às vezes patéticos, às vezes heróicos - e formam um quadro amplo de como foi o processo de invasão e a surda resistência dos franceses em defesa de seu patrimônio.

Leitura leve e agradável, que tem o mérito de lançar uma nova luz sobre um episódio histórico (a Segunda Guerra Mundial) já tão conhecido e tantas vezes esmiuçado.

9 comentários:

http://fv.ribeiro.zip.net/ disse...

Nivaldo, a história é tao interessante que deveria ter virado filme.
Li partes do livro e gostei muito.
Certamente retomarei a leitura.
Abraços,
Fabio

Anônimo disse...

Nivaldo onde acho esse livro?

Grande abraço

Anônimo disse...

Ops

Esqueci de assinar

Abs Junior

Nivaldo Sanches disse...

Fabio, você tem razão - a trama daria um belo filme ... Será que ninguém pensou nisso ainda ?

Nivaldo Sanches disse...

Grande Junior, que bm que voltou a frequentar "nossa casa" !

Eu comprei o meu exemplar na Livraria Cultura do Shopping Market Place - aliás, é minha livraria predileta em SP. Gigantesca, diversificada, bonita, confortável e perto da minha casa ...

Se você entrar pela Internet, vai achar o livro na Saraiva e no Submarino.

Abraços !

Geisa Santos disse...

Olá, Nivaldo. Vi seu post sobre a Copa dos Copos e chegando ao teu blog encontro essa maravilhosa indicação.

São uma apaixonada e estudo sobre vinhos. Gostei muito do teu blog.

Sou organizadora do Clube do Livro em Salvador e este mês o tema é justamente sobre a 2ª Guerra Mundial.
Eu já ouvi e li muito sobre a 2ª Guerra com relação à moda, comportamento, tecnologia, jornalismo, mas nunca nada relacionado sobre vinhos.

Vou comprar com certeza.
Obrigada pela indicação e parabéns pelo blog.

Nivaldo Sanches disse...

Olá, Geisa, fiquei muito feliz ocm seus comentários ! Sempre que possível, vou incluir no blog comentários sobre os livros que estou lendo - e buscar associações com o tema do vinho. Venha nos visitar mais vezes !
Se quiser me mandar seu e-mail, para nivaldosanches2000@hotmail.com, eu informarei sempre que houver um post novo por aqui.
Beijos, boa sorte com sua atividade no Clube do Livro !

Silvia disse...

Nivaldo

Aproveitando aquelas horas superprodutivas que antecedem os jogos do Brasil na Copa, fui tentar descobrir se havia algum filme baseado nesse livro. Fucei o site imdb.com - busca avançada - plot - wine, esperando alguns milhares de resultados. Até que não foram tantos (quase 700), a grande maioria de séries de tv, poucos filmes e nenhum que se assemelhe ao enredo desse livro.
Se vc tiver curiosidade de olhar alguns títulos, eis os que me pareceram mais interessantes:
The Secret of Santa Vittoria - ficção com Anthony Quinn;
o "brincamentário" Corked e
os documentários:
Mondovino
Fledging Expectations (Nova Zelândia)
A State of Vine (Califórnia)
The cultivated Life - Thomas Jefferson and Wine

Bom, está quase na hora de ir pra casa torcer com uma ótima garrafinha de ...cerveja mesmo por hoje!
Bjs
Silvia

Nivaldo Sanches disse...

Oi, Silvia
Eu também já havai pesquisado o IMDB, e este livro realmente não rendenu um filme ... Deveria, eu acho !
Dos filmes que você mencionou, eu só conheço o "Mondovino" - que aliás é meio chatinho. Fiquei curioso com o filme do Anthony Quinn, vou procurar.
Um que sempre aparece nessas horas é o divertido "Sideways", com a história da dupla de amigos que faz uma depedida de solteiro ao longo do Napa Valley, na Califórnia.
Há também "Um Bom Ano", do Ridley Scott, com o Russell Crowe vivendo o cara que herda uma antiga propriedade vinícola na Provence.
Sempre positiva essa harmonização de vinhos com filmes !
Quanto ao jogo da seleção, o negócio é beber vinho, cerveja, vodca, cachaça - qualquer coisa, enfim, pra afogar as mágoas ...
Beijos !

Powered By Blogger