terça-feira, 8 de junho de 2010

A Copa dos Copos - Parte 6



E segue a nossa Copa dos Copos ...

Oitavas-de-final em andamento, e o jogo da vez é entre Alemanha e Eslovênia - partida bem mais fácil, como se nota ...



A Eslovênia produz vinhos há mais de 2.400 anos. Entra na nossa Copa com o peso da tradição - mas seu plantel atual desanima um pouco os torcedores ... Timidamente, ela tenta atacar com seu tintos encorpados produzidos em Primorje, perto da costa do mar Adriático, e com seus brancos armáticos do Podravje, no centro da Europa. O time tem um atacante-surpresa : o respeitável ice wine do Posavje, produzidos com uvas congeladas - mas não dá pra encarar, vamos e venhamos.


A Alemanha reina soberana e tranquila. Tradição ela também tem, e sua indústria vinícola é hoje beeeem mais competitiva do que a do adversário de hoje. Seus vinhos brancos da uva riesling, produzidos na região do Mosel ou do Reno são imbatíveis. Seu centroavante tem nome impronunciável - é o grande Trockenbeerenauslesen, vinho doce feito com uvas atacadas por Botrytis Cinerea. Até os tintos de pinot noir da região de Baden fazem bonito.




É claro que jamais ocorreu ao técnico da Alemanha convocar o medonho "vinho branco da garrafa azul" que - sabe-se lá por que - fez certo sucesso no Brasil há alguns anos.

A Alemanha dá de lavada, e garante fácil, fácil sua classificação para as quartas-de-final da nossa Copa dos Copos.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger