segunda-feira, 17 de maio de 2010

Vinhos em restaurantes - agora, a preços mais sensatos.

Com a explosão do consumo de vinhos em São Paulo, boa parte dos restaurantes paulistas vem tentando (bem à moda brasileira ...) esfolar a pele dos pobres e incautos consumidores, cobrando preços que são verdadeiros assaltos à mão armada.

Felizmente, parece que essa onda maldita começa a reverter. Eu vivi recentemente duas experiências muito boas em restaurantes de alto nível que oferecem belas cartas de vinhos - a preços muito sensatos e convidativos.

O primeiro deles é o Poivre (veja detalhes aqui). Por quase trinta anos, o alagoano Antonio Vasconcelos Pimentel manteve um belo restaurante francês, o Pimentel, na rua Tabapuã. Em fevereiro deste ano, ele fechou seu velho restaurante e abriu este outro, no número 48 da rua Santa Justina. Embora menor, o novo resturante é tão bonito quanto o anterior - e tem preços mais camaradas. A comida continua excelente, o serviço é de primeira e o Pimentel continua recebendo cada cliente de forma gentil e acolhedora. Melhor ainda - a carta de vinhos, embora não muito extensa, tem preços muito razoáveis. É muito, mas muito gostoso você abrir uma carta e descobrir que é possível escolher bons vinhos que custam menos do que três algarismos...

O outro é o Varanda Grill, ali entre a Brigadeiro Luiz Antonio e a São Gabriel. Outro local belíssimo, com um serviço muito gentil. A comida estava maravilhosa - comemos uma fraldinha e uma picanha saborosíssimas e macias. A carta de vinhos é fantástica - um livro enorme, que dá gosto de folhear e que foi premiada recentemente como a melhor de São Paulo. Claro, a carta tem vinhos para todos os gostos e para todos os bolsos. Tomamos um belo Felino, um malbec argentino da Viña Cobos, pelo qual pagamos menos de três dígitos. Você pode tomar lá um Luigi Bosca Reserva por cerca de 75 reais - pouco mais do que o preço no supermercado. Há vinhos de 45 reais, 50 reais. Sim, também há alguns que custam mais de 1.000 reais - mas esses, infelizmente, não cheguei a provar.

Parece que o bom senso começa a retornar. Isso é ótimo, pois coloca o vinho em um patamar muito mais acessível. Imagine um casal que sai para jantar fora. Se tomarem duas caipirinhas e quatro cervejinhas long neck, vão gastar o quê ? - 40, 45 reais ? Se houver na carta um bom vinho por esse mesmo preço, a bebida já começa a se tornar uma opção real ... Logo, vai sair mais ... Logo, o restaurante vai continuar a ganhar seu dinheirinho de forma mais honesta, e oferecendo mais possibilidades a seus clientes.

Que o exemplo do Poivre e do Varanda Grill sejam rapidamente seguidos !

2 comentários:

Silvia disse...

Falando de restaurantes e cartas de vinho razoáveis, acho que vale mencionar o Parrilla Argentina, que conheci com a Tereza e cuja carta pra lá de democrática sempre me agradou.

Nivaldo Sanches disse...

Tem toda razão, Silvia. A Parrilla Argentina, no Jabaquara, tem uma carta focada quase exclusivamente em vinhos argentinos, e tem bons preços. Vai ser assunto de um futuro post no blog.
Obrigado pela sugestão !

Powered By Blogger