sexta-feira, 21 de maio de 2010

E fondue ? Que vinho harmoniza com fondue ?

A Angela, grande amiga, grande incentivadora deste blog, lembra bem - está chegando a época do frio, está chegando a época de comer fondue ... Que vinho harmoniza com fondue ?

Pra começo de conversa, uma notinha de gramática - a palavra fondue, francesa, é do gênero feminino : "a" fondue. No entanto, o uso diário do termo em português consagrou a versão masculina - todos nós, no inverno, comemos "um" fondue ... Vou ficar, então, com a vox populi - daqui pra frente será "o" fondue.

Os suíços, inventores da comida, são radicais : fondue de queijo, para eles, combina com vinho branco. Afinal (argumentam eles) na receita do fondue vai vinho branco, logo ...

Eu já não sou tão radical, não ... Prefiro um tinto. Talvez pelo fato de que a gente se acostumou a comer fondue no inverno, e culturalmente tendemos a associar o vinho branco com o verão. Enfim, questão de gosto.

Mas não dá pra ser qualquer vinho.

Se você optar por um branco, deve evitar os vinhos das uvas sauvignon blanc e gewürztraminer. São muito ácidos (os primeiros), e muito perfumados (os segundos), e vão certamente conflitar com o sabor dos queijos. Fique com um Chardonnay potente, amadeirado, como esses ótimos que são produzidos na Argentina - um Catena, um Angelica Zapata vão combinar muito bem. Um pouco mais baratos e ainda muito bons são os Chardonnay Septima ou Nieto Senetiner.

Ainda nos brancos, uma opção certeira seria um Chablis, francês da Borgonha - mas aí o preço pode intimidar um pouco ...

Já na opção pelos tintos, eu recomendo um tinto leve, que não tenha muitos taninos. Fuja dos Cabernet Sauvignon argentinos e chilenos, que, neste caso, vão se sobrepor totalmente ao sabor do queijo. Prefira, por exemplo, um Pinot Noir da Nova Zelandia (tomei um maravilhoso chamado Vicar's Choice - esse vigário sabia escolher bem ...) Pode ser também um argentino, por exemplo, o Septima Noche.

E com o fondue de carne ? Bem, aí, a regra é clara, como diria aquele chato do Arnaldo César Coelho : vamos de vinho tinto, sem dúvida nenhuma. Já pode ser um tinto um pouquinho mais encorpado, como um Rioja espanhol ou um Malbec argentino.

Há muitas marcas a bom preço no supermercado na esquina da sua casa. Vá até lá, escolha um, prove com o seu fondue e depois conte pra gente como foi !

7 comentários:

Anônimo disse...

Nivaldo, nos conhecemos através de figurinhas e fico feliz por esse blog maravilhoso de um assunto que tanto me encanta...

Vinnhos.. Parabns estão otimas as postagens

Abs Junior..

Sebastian disse...

Fala Nivaldo.....

Estamos aqui em Itu e resolvemos seguir tua dica. Amanha teremos fundue (queijo e bourguignonne). Se vcs se animarem, estao convidado.

(desde que tragam o vinho, eh claro.....)

[]'s

Sebastian, Adalberto, Adriana e Gui

P.S. O Adalberto esta lembrando que no Sul da Penha nao tem essa De masculino e feminino.... Fundi eeh queijo derretido mesmo....

Nivaldo Sanches disse...

Meu amigo Junior, que bom ver você por aqui ! Pois é, depois das figurinhas, os vinhos ... Venha sempre, e registre seus palpites, seus vinhos preferidos, suas críticas ...
Logo falaremos sobre as adegas em casa, como a que você está montando.

Abraços

Nivaldo Sanches disse...

Grande Sebastian - hoje é sábado à noite, tá friozinho por aqui em Sampa, e eu já tô com inveja do fondue que vocês estão traçando aí em Itu ... Depois me contem - ou melhor ainda, contem aqui no blog - qual foi o vinho que acompanhou o fondue.
Pergunte pro Adalberto se tinha vinho lá no sul da Penha ... Acho que tinha cachaça e olhe lá .. quando muito um garrafão de "vinho licoroso" de São Roque.
Beijos pra Adriana !

Mirian disse...

Oi! Gostei do blog ,estava em busca de fondue ,achei o seu falando de vinhos tb ,gostei das dicas bj Mirian

Anônimo disse...

Oi Nivaldo !gostei muito das suas dicas e aprendi bastante. Mas continuo com a dúvida que me trouxe até aqui. vou fazer um fondue de queijo e pretendo usar petiscos variados como:pão, carne, frango , ovo de codorna, azeitona, cenoura, salsicha. Dai a dúvida, tinto por causa das carnes ou fico no branco por causa do queijo? Pensei em colocar os dois na mesa. O que faço?

Nivaldo Sanches disse...

Ola, caro Anonimo, fico feliz que tenha gostado das dicas !
Sobre sua pergunta : defitivamente, eh uma questao de gosto - eu, pessoalmente, iria de vinho tinto (inda mais considerando esses complementos todos que voce mencionou, como carne, frango, salsicha, etc.)
Mas a sua ideia de ter os dois vinhos na mesa eh otima ! Gosto muito de fazer esse tipo de brincadeira : ao inves de seguir uam regra estabelecida por algum "sabio" distante, vamos nos mesmos fazer a comparacao e decidir o que gostamos mais !
Sugiro que voce tenha na mesa um branco mais potente (um Chardonnay argentino, por exemplo) e um tinto mais leve (um Pinot Noir da Nova Zelandia ou, se o bolso permitir, um Borgogna ou um Cotes du Rhone)e - importantissimo !! - duas tacas para cada convidado ... Cada um prova dos dois e trocam experiencias sobre o que sentiram.

Grande abraco !

Powered By Blogger