quinta-feira, 13 de maio de 2010

A Copa dos Copos - Parte 1









Começou a Copa do Mundo 2010 - a Copa dos Copos ! Abrem-se as garrafas e começa o espetáculo !

Em ano de Copa do Mundo, quando o assunto toma conta de qualquer conversa de bar, que tal fazermos por aqui a nossa Copa do Mundo particular, a Copa dos Copos, a Copa dos Vinhos ?

A idéia é seguir a tabela oficial da Copa do Mundo, mas analisar cada jogo não pelas virtudes futebolísticas, mas pelas possibilidades de grandes vinhos em cada um dos contendores ....

Vejamos :

O grupo A é formado por África do Sul, França, México e Uruguai. Bem, é óbvio que o quarto lugar será do México (será que produzem vinhos no México ?), e também é meio óbvio que será impossível tirar o primeiro lugar do grupo da França, que atacará irresistivelmente com seus Bordeaux, Borgonhas, Sauternes, Chatenêuf-du-Pape, Champagnes, Beaujolais ... O problema neste grupo é a segunda colocação. A África do Sul é fortíssima candidata, com seus Pinotage e Chenin Blanc, mas o Uruguai é um duro adversário, com seu agressivo centroavante Tannat... É uma pena deixar o Uruguai de fora logo de cara, mas não tem jeito - aqui entram mesmo França e África do Sul.

O grupo B reúne Argentina, Coréia do Sul, Grécia e Nigéria - barbada, é claro ... Argentina lidera com folga. O segundo lugar fica com a Grécia - menos por sua exótica produção das uvas Agyorgytyko e Krasato, e muito mais pela completa ineficiência de Nigéria e Coréia do Sul neste terreno.

O grupo C é o grupo onde estão Argélia, Eslovênia, Estados Unidos e Inglaterra. As coisas começam a ficar mais complicadas ... Ok, Ok, a Argélia é a última do grupo, combinado. Acho que também não há dúvida de que os Estados Unidos lideram, com sua magnífica produção na Califórnia, no Napa Valley e no Sonoma Valley. E a segunda posição do grupo ? Fica com quem ? Inglaterra ou Eslovênia ? Bem, nenhum dos dois países tem uma produção notável - mas a balança pende ligeiramente para o lado da Eslovênia, que produz alguns brancos e tintos nas regiões de Primorje e Posavje. Nada de grande destaque, mas, enfim ...

O grupo D é facílimo. Os países são Alemanha, Austrália, Gana e Sérvia. Gana cai fora logo de saída, é claro. A Sérvia até que produz alguns vinhos, com base nas suas cepas nativas Smeredevka (brancos) e Prokupac (tintos) -mas não dá pra comparar. Os maravilhoso brancos do Reno e da Alsácia garantem o primeiro lugar para a Alemanha, e os belíssimos tintos e brancos da Austrália garantem a segunda posição do grupo.

Já temos os primeiro quatro grupos definidos - bola pra frente ...

6 comentários:

Unknown disse...

Niva, putz, adorei esse!!! bjs Re

Pablo disse...

Falamos da Copa, falamos da África do Sul, então somos obrigados a falar do maravilhoso Pinotage (conhecido como Hermitage na África do Sul). Esta uva é resultado do cruzamento entre Pinot Noir e da Cinsault. Tanto a Pinot Noir como a Cinsault são uvas de origem Frances.
Tive a oportunidade de conhecer vários vinhedos da região de Lourensford no ano passado. São vinhos suculentos, com bom corpo e tons de ameixa madura. Não são muito populares principalmente aqui no Brasil, porem recomendo arriscar na próxima compra, não vão se arrepender.

Nivaldo Sanches disse...

Boa, Pablito ! Os vinhos de Pinotage que eu tive oportunidade de provar são vinhos encorpados, e que não são muito "fáceis" de beber para o nosso paladar latino-americano. Mas vale a pena conhecê-los, inclusive por que eles ainda têm bom preço em relação à sua qualidade.

Nivaldo Sanches disse...

Que bom que gostou, Renata ! A série vai em fente, vamos chegar até a Grande Final ...

Pablo disse...

Nivaldo você esta certo, porem eu só fá dos vinhos encorpados mesmo, ainda como Argentino que sou, quase não bebo Malbec (shhhh posso dizer isto aqui que não tem compatriotas me ouvindo..)

Nivaldo Sanches disse...

Pablo, você é um argentino falsificado ... made in Paraguai ... risos ...

Powered By Blogger