sexta-feira, 14 de maio de 2010

A Copa dos Copos - Parte 2

Segue em frente a Primeira Fase da nossa Copa dos Copos - aliás, a sugestão de criar esta Copa foi do Fabio Vagner, amigo e leitor do blog, que tem me incentivado muito (tanto a blogar como a beber vinho ...). Vejam o blog do Fabio clicando aqui.

Faltam ainda quatro grupos para definir os países que passarão às oitavas de final.

O grupo E é um grupo dificílimo : Camarões, Dinamarca, Holanda e Japão. Difícil e, evidentemente, nivelado por baixo ... O resultado aqui é por exclusão - não se produz vinho nem no Japão nem em Camarões, logo ... O primeiro lugar fica com a Holanda, que pelo menos tem alguns produtores registrados, e o segundo com a Dinamarca - frio demais, mas que ainda assim produz algumas garrafinhas.

No grupo F a história é muito diferente : Eslováquia, Itália, Nova Zelândia e Paraguai. Bem, o último colocado está na cara - o Paraguai é famoso pela produção de whisky, não de vinhos ... No topo da tabela também não há dúvida - os maravilhosos vinhos da Toscana e do Piemonte já garantem a liderança fácil, fácil para a Itália. E o segundo lugar ? Bem, a Eslováquia produz bons vinhos brancos há mais de 3.000 anos - mas não é páreo, hoje em dia, para os grandes Pinot Noir e Sauvignon Blanc da Nova Zelândia.

Grupo G : Brasil, Coréia do Norte, Costa do Marfim e Portugal. Aqui também a classificação salta aos olhos - Coréia do Norte e Costa do Marfim caem fora, Portugal entra em primeiro sem nenhum questionamento, e o Brasil pega um esforçado segundo lugar. No futebol vai ser bem diferente, a gente espera ...

Finalmente, o grupo H reúne Chile, Espanha, Honduras e Suiça. Honduras fica pra rabeira, é claro, e a Suiça também fica de fora (apesar de alguns amigos suíços, que sempre se esforçaram para tentar me convencer de que os vinhos de lá são ótimos ...). Espanha leva o primeiro lugar (ah, os Rioja que tomamos por lá !) e o Chile fica colado logo atrás, com um poderoso segundo lugar.

Já temos, portanto, a tabela das nossas oitavas de final :
  • França X Grécia
  • Estados Unidos X Austrália
  • Argentina X África do Sul
  • Alemanha X Eslovênia
  • Holanda X Nova Zelândia
  • Portugal X Chile
  • Itália X Dinamarca
  • Espanha X Brasil

Bola pra frente !!

6 comentários:

Unknown disse...

Nivas, ainda bem que a Polônia não se classificou para o Mundial.
Imaginou os vinhos poloneses? Bem, como posso te dizer, existem, mas servem praticamente para explendida produção de vinagre.
À propos, vai existir extensão do blog dedicada ao Primo Vinagre, que também deve ter algumas curiosidades para contar?

Abraços de Floripa e parabéns pelo blog,
Eddy.

Sandro Delgado disse...

Nivaldo, você como sempre genial. Primeiro por montar um blog sobre vinhos e mostrar suas experiências sobre este assunto. A cada dia curto mais vinho
Você já ouviu falar de um vinho branco americano chamado Blossom Hill? Tomei ontem e definitivamente não curti.
Outra coisa - achei genial esta Copa dos Copos. Teoricamente, a copa teria uma final repetida entre França e Itália, mas EUA e Austrália podem correr por fora. Tomei dois tintos (Merlot e Cabernet) de um australiano chamado Yellow Tail na Alemanha (lá só custa 4 euros) e os achei deliciosos. Os sul-africanos também estão muito bons.
Enfim, parabéns por este blog.

Nivaldo Sanches disse...

Olá, Edmund, bem vindo ao blog ! Sim, a classificação de vinhos da Polônia iria me dar muito trabalho de pesquisa ... risos .. Nunca ouvi falar de vinhos na Polônia ! Quanto ao vinagre, não tenho planos, não ... Não gosto de vinagre ! Pode ser que eu venha a falar alguma coisa sobre azeite - quase todas as regiões que produzem bons vinhos produzem também bons azeites - quem sabe ?
Abraços !

Nivaldo Sanches disse...

Grande Sandro, que bom "ver" você por aqui !! Venha sempre - e muito obrigado pelos seus comentários.Se você se registrar como "seguidor", será avisado por e-mail sempre que houver um post novo.
Também acho os Blossom Hill bem fraquinhos - nem de longe eles podem ser considerados bons exemplos dos excelentes vinhos californianos. Não conheço o Yellow Tail, creio que não é facilmente encontrável aqui no mercado brasuca - mas já tomei coisas ótimas da Austrália, e também da Nova Zelândia (maravilhosos Pinot Noir e Sauvignon Blanc, ainda vou escrever sobre eles aqui no blog).
Grande abraço !

Anônimo disse...

Que idéia fantástica!!!!
A copa dos vinhos!!!!!
Vou colocar algum link no meu blog.

Brindes,
Leonardo
vivaovinho.blogspot.com

Nivaldo Sanches disse...

Obrigado pelo apoio, Leonardo ! Seu blog é ótimo, também já virei fã.

Grande abraço !

Powered By Blogger