quinta-feira, 22 de abril de 2010

O ambiente influi na nossa percepção do vinho ?


Em Mendoza, Tereza e eu tomamos um vinho que, no momento, nos pareceu encantador. Um Pinot Noir, da bodega Septima, chamado exatamente Septima Noche.

Parece ser um bom exemplo de como a ambientação influi na apreciação de um vinho. Naquele instante, naquele jantar específico, o vinho nos seduziu. Estávamos em um belíssimo restaurante, o Francesco, tínhamos passado um excelente dia na cidade, o jantar estava delicioso - enfim tudo contribuía para nosso ótimo humor ...

Depois, já em S.Paulo, comprei algumas garrafas - e a experiência foi decepcionante ... Não que o vinho seja ruim - é bom ! - mas está longe de ser tão magnífico quanto nos pareceu naquela noite. Hoje, eu diria que se trata de um Pinot Noir comum, de bom preço (cerca de 35 reais na importadora Interfood).

Harmonização ? Bem, como eu, na contra-mão das regrinhas genéricas, gosto de comer alguns pratos de peixe com vinho tinto, a recomendação é para um Pinot Noir como este, leve, com pouco corpo e quase sem taninos.

5 comentários:

http://fv.ribeiro.zip.net/ disse...

Nivaldo, ficou melhor nesse novo template.
Agora precisa escrever, né.
Senão seus leitores farão piquete na porta da sua casa

Nivaldo Sanches disse...

Sim, eu sei, mas ainda estou na fase de acertar o tom do texto e o layout. Ainda não tornei u site público, só pra vocês .. Hoje vou revisar os textos publcados, finalizar o layout com fotos, publicar mais um post ...

Provavelmente amanhã ou quarta eu cominique por e=mail a todos os meus contatos sobre a publicação final do blog - daí pra frente, meu objetivo é ter pelo menos três posts por semana.

Adalberto disse...

Agora consegui acessar. Legal... Pode postar todo este conhecimento. Voce pode fazer um plano de fidelização... Tipo cada 10 acessos ganha uma garrafa de vinho....do bom...é logico. abraço

Unknown disse...

Ola Nivaldo,

Que bom te ver por aqui !

Também sou um apreciador de vinhos sem enochatices...Vou te acompanhar.

Um abraço e parabéns pela iniciativa.

Omar Tabach

Nivaldo Sanches disse...

Grande Omar, que bom ter notícias suas outra vez !
Obrigado pelos comentários. Se você se registrar como seguidor do blog, receberá um e-mail sempre que houver uma nova postagem. Registre seus comentários, dê palpites, sugestões, corrija o que disser de errado - fique à vontade !
Abraços

Powered By Blogger